quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Educação não é barata, mas é o melhor investimento, diz Haddad

A universidade brasileira é líder inconteste entre as universidades latino-americanas”, assegurou o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta segunda (10/10), no Rio de Janeiro, durante o seminário Pensando o Desenvolvimento do Brasil, que se realiza na Fundação Getúlio Vargas. “Somos o 13º país do mundo em produção científica; estamos resgatando atraso de um século, quando a classe dominante do Brasil perdeu várias oportunidades de criar uma escola pública republicana de qualidade”, afirmou. Ao fazer um balanço de sua gestão no MEC, Haddad admitiu dificuldades na implementação da reforma educacional que se pretende para o país. “O ensino médio é um nó a desatar; temos aí um grande caminho pela frente”, admitiu. “Na educação infantil, só agora estamos conseguindo aplicar programas de avaliação na pré-escola.”

Sobre o ensino fundamental, o ministro lembrou que o Brasil é o país que mais incrementou o investimento por aluno na década. “E nós conseguimos colher esse resultado”, disse. “Educação não custa barato, demanda tempo, mas é o melhor investimento que se pode fazer.” Haddad voltou a falar sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e lembrou problemas ocorridos com exames semelhantes em outros países, como os Estados Unidos, com o SAT [Scholastic Assessment Test] que teve problemas com o fuso horário. “Houve problemas também na Índia e na China; na Inglaterra, houve um recorde de itens cancelados”, destacou.

Evolução — Também presente no seminário, a secretária de educação do município do Rio de Janeiro, Cláudia Costin, disse sentir-se orgulhosa ao confrontar os números do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009 e comparar o desempenho do Brasil em relação a anos anteriores. “Somos o terceiro país que mais avançou”, salientou. “Não estamos no melhor dos mundos, mas já evoluímos; e muito.” Cláudia Costin disse ainda que os indicadores de avaliação do Ministério da Educação permitiram aos gestores do ensino no país derrubar o mito de que as melhores escolas públicas são aquelas frequentadas pela classe média. “Ninguém será suficientemente grato ao MEC pela introdução da Prova Brasil e do Ideb [índice de desenvolvimento da educação básica]”, afirmou. A Prova Brasil avalia o desempenho dos estudantes em língua portuguesa, principalmente leitura, e matemática, com destaque para a resolução de problemas. São aferidos os conhecimentos de estudantes matriculados no quinto e no nono anos do ensino fundamental.

Com relação ao Enem, a secretária, assim como o ministro Haddad, reiterou que problemas operacionais ocorrem em todos os exames públicos que se realizam no mundo. “Aconteceu no SAT dos Estados Unidos e até no Saresp [Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo]”, lembrou. “Não é fácil colocar cinco milhões de estudantes para fazer provas em um mesmo dia, em todo o território nacional, e tudo sair perfeito.” De acordo com a secretária, ao colocar o exame nacional como forma de acesso ao ensino superior, o MEC golpeou o exame vestibular e passou a sinalizar com segurança para o ensino médio. “De forma a evitar a educação enciclopédica como se verificou até agora”, afirmou.
Correio Braziliense - Brasília DF

Brasil fica em 2.º lugar em torneio de ensino profissionalizante

Estudantes que participaram do WorldSkill em Londres serão contratados como instrutores pelo Senai Mariana Mandelli -Enviada especial

O Brasil foi o segundo colocado no WorldSkills 2011, maior torneio de formação profissional do mundo, atrás apenas da Coréia do Sul e à frente do Japão, da Suíça, de Cingapura e outros países desenvolvidos. Os competidores brasileiros, a maioria deles alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ganharam seis medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze e mais dez certificados de excelência. O resultado da 41.ª edição do WorldSkills foi anunciado neste domingo, 9 de setembro, em Londres. O Brasil foi ouro em desenho mecânico em CAD, eletrônica industrial, joalheria, mecânica de refrigeração, mecatrônica e webdesign. Ganharam medalhas de prata os competidores de polimecânica, tecnologia da informação e design gráfico. O bronze foi para as ocupações de fresagem CNC e soldagem (veja a lista dos estudantes premiados abaixo). Essa é a segunda vez que o país fica em segundo lugar no WorldSlkills. O País alcançou colocação idêntica em 2007, quando o torneio foi realizado no Japão.
Para premiar o desempenho dos estudantes que representaram o Brasil no WorldSkills, o Senai oferecerá a eles emprego como instrutor, bolsas de estudo para um curso universitário e para cursos técnicos no exterior. Os prêmios foram anunciados pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, em café da manhã com os estudantes brasileiros em Londres. “Vocês são um orgulho muito grande para o Brasil”, disse Andrade, cumprimentando os estudantes. Ele destacou que jovens profissionais bem preparados como os competidores do WorldSkills são decisivos para garantir o crescimento da economia brasileira. “Por isso, o Senai continuará investindo na formação profissional”, acrescentou. O presidente da CNI explicou que o Senai contratará os competidores como instrutores em suas escolas para que eles ensinem tudo o que aprenderam para outros jovens. Os que quiserem complementar a formação técnica no exterior serão orientados na escolha da escola e do curso. “Além da bolsa de estudos, eles terão ajuda de custo para se manterem fora do país no período do curso”, acrescentou Andrade. Este ano o Brasil foi representado no WorldSkills por 28 estudantes, que competiram em 25 ocupações. Dos 28 estudantes brasileiros, 23 são do Senai e 5 do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Realizada de 5 a 8 de outubro no centro de convenções e exposições ExCel, em Londres, a 41ª edição do WorldSkills reuniu 944 competidores, que são estudantes de cursos técnicos profissionalizantes de 51 países. O evento recebeu mais de 150 mil visitantes. O próximo WorldSkills será realizado em Liepzig, na Alemanha, em julho de 2013. A repórter viajou a Londres a convite do Senai.

O Estado de São Paulo - São Paulo SP

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Produção Cultural no Espaço Escolar

Informativo Arte na Escola
Produção Cultural no Espaço Escolar
Informativo Arte na Escola
Caro(a) Professor(a),

Até 1º de novembro o tema “Produção Cultural no Espaço Escolar” estará em debate no Fórum do Portal Arte na Escola. Sugerida pela professora Danielle Ramos, esta discussão busca responder questões como: “A escola pode ser considerada como espaço de produção cultural? Como isso pode ser possível? A formação do professor é fundamental na realização de tal questão?”.

Como mediador, convidamos o artista e educador Pio Santana, da equipe técnica de Arte da CENP - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e professor de Artes Visuais, que desenvolve um trabalho de aproximação da arte e da cultura dentro da escola.

Você é nosso convidado! Para participar, basta ser cadastrado no site.

Mais Informações: artenaescola@artenaescola.com.br

Informativo Arte na Escola

Prefeitura de São Paulo libera o uso de seu material didático por decreto

Decisão regulamenta a iniciativa. Conteúdo utilizado nas escolas municipais está disponível para download.

A Prefeitura de São Paulo publicou um decreto que determina a liberação na internet, para download livre e gratuito, de todos os materiais didáticos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação. A pasta foi a primeira no país a aderir ao Creative Commons, um projeto que libera o uso de conteúdos por terceiros, sem a necessidade de autorização. O decreto é uma forma de garantir que todo o material produzido futuramente também fique disponível na rede mundial.
Desde junho, todo o material didático produzido pela Secretaria já estava sob licenças Creative Commons. Isso permite que redes de ensino de outros municípios e Estados, professores, organizações não governamentais e demais interessados utilizem os conteúdos produzidos pela Rede Municipal de Ensino de São Paulo, desde que para fins não comerciais e preservados os créditos.
Quem usar o que foi elaborado em São Paulo para produzir um novo material deverá licenciá-lo e disponibilizá-lo da mesma forma. Entre os materiais disponíveis para download estão as Orientações Curriculares para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, Orientações Didáticas para a Educação de Jovens e Adultos, Programa Ler e Escrever e os manuais produzidos pelo Departamento de Merenda Escolar (DME).
As licenças do Creative Commons surgiram para acompanhar as novas necessidades criadas pela internet., já que o direito autoral impede a reprodução de materiais produzidos para quaisquer fins sem a devida autorização do autor. Isso dificulta o uso de dados para fins não comerciais e para a disseminação das informações. O projeto Creative Commons tem sido alvo de polêmicas, como o recente caso envolvendo o Ministério da Educação. Trata-se de um projeto privado beneficiado em suas atividades pelas grandes instituições que sobrevivem da divulgação de conteúdo na internet como o Google, de quem já recebeu subsídios. Porém, sua proposta de disponibilizar o conteúdo com algum controle sobre a destinação dele levam grande parte das instituições públicar a aderirem.
A Secretaria Municipal de Educação entendeu, segundo divulgado por sua assessoria de imprensa, que não fazia sentido manter o material produzido com recursos públicos sob direito autoral restrito, já que muitas vezes esses conteúdos são solicitados por outros municípios e Estados para fins didáticos e para a expansão de experiências educacionais bem sucedidas em uma das maiores cidades do país. "Nosso objetivo é criar uma política pública de compartilhamento. Se a Prefeitura usa recursos públicos para produzir seu material, nada mais justo que esse material poder ser compartilhado com quem tem interesse", afirma o secretário municipal de Educação.

( Secretaria Municipal de Educação)

Notícias da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação acontece em SP, de 24 a 26/10
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo convida para o III Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que acontece entre os dias 24 a 26 de outubro, na capital paulista. O evento conta com Seminário e Exposição.

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Polêmica na redação do Enem

Professores e vestibulandos questionam a qualidade da correção dos textos, coordenada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília (UnB).

Professores e vestibulandos pernambucanos defendem que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) não utilize a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na composição da média final que definirá os aprovados no vestibular. Eles questionam a qualidade da correção dos textos, coordenada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília (UnB), responsável, mais uma vez, pela aplicação do exame em parceria com a Fundação Cesgranrio. Docentes e estudantes pleiteiam que a Comissão do Vestibular (Covest) da UFPE volte a elaborar a prova de redação. O JC ouviu a opinião de quatro professoras de cursinhos pré-vestibulares do Recife que, juntas, têm mais de 3 mil alunos que farão o Enem e também o vestibular da UFPE. “Como avaliação, o Enem mede em que condições o estudante conclui o ensino médio. Os resultados deveriam contribuir para definição de políticas públicas e privadas. O corretor observa se o jovem tem conhecimento da língua portuguesa. Como vestibular, o Enem é um exame seletivo. O olhar do corretor é diferente. Ele vai buscar os erros do texto. As notas são arbitrárias”, observa a
professora Flávia Suassuna. “A UFPE tem um dos melhores departamentos de letras e linguística do País e não pode desperdiçá-lo”, complementa.


Ano passado tive alunos excelentes com notas medíocres no Enem. Também alunos medianos ou fracos com notas altas. No vestibular, a redação vale muito e qualquer ponto faz diferença para aprovação. As notas do Enem não foram coerentes. A UFPE deveria observar isso com mais atenção. A Covest tem um histórico irrepreensível de correção de redação”, destaca a professora Fernanda Bérgamo. “O que diz o edital do Enem não é seguido pelos corretores. A teoria é bem diferente da prática. Não há uniformidade. O Enem não está preparado ainda para ser um processo seletivo”, afirma outra docente de redação, Fernanda Pessoa. Betânia Ferreira também enfatiza a falta de uniformidade na correção da avaliação nacional. “São cinco milhões de redações para serem corrigidas por professores de diversas regiões, com realidades distintas. Cada um corrige separadamente. Na Covest, os professores estão juntos, se há dúvidas existe a troca de ideias, estabelece-se os mesmos critérios de avaliação”, ressalta.

Candidata de engenharia, ano passado a estudante Camilla Carvalho Cunha, 18 anos, tomou um susto ao receber as notas do Enem. Havia tirado zero na redação, disciplina que ela sempre foi boa aluna. Tanto que no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), Camilla obteve 9,5 na redação. “Tinha feito uma boa prova no Enem. Costumo copiar o rascunho exatamente igual na folha de resposta. Foi o que fiz. Depois levei o rascunho para um professor corrigir. Ele me deu nota 8,5”, conta Camilla. Ela e mais alguns estudantes moveram uma ação na Justiça solicitando o direito de ver a redação corrigida. Não conseguiram. “Por causa do zero fui eliminada no vestibular da UFPE e não pude concorrer na seleção do meio deste ano”, lamenta Camilla, que tentará ingressar na Federal novamente este ano. A pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral, diz que para o vestibular deste ano não há nenhuma possibilidade de mudança. Está mantida a redação do Enem, conforme aprovou o Conselho Universitário. “O que podemos é, para o próximo ano, realizar uma discussão sobre o assunto.”

Jornal do Commercio - Recife PE

Haddad anuncia pós-graduação de graça para professores da rede pública

O ministro da Educação e pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30) a criação de um “Fies do professor”, por meio do qual os docentes de escolas públicas poderão fazer cursos de mestrado e doutorado em educação de graça em instituições privadas. O anúncio foi feito durante um evento sobre educação infantil, feito pelo sindicato municipal dos trabalhadores na educação infantil de São Paulo. Segundo o MEC (Ministério da Educação), o regulamento do programa será definido nos próximos dias, mas, a princípio, o professor que trabalhar na rede pública terá a dívida abatida “automaticamente”. Anúncios de impacto - Haddad assumiu a pré-candidatura no começo de agosto e tem feito, desde então, anúncios de impacto na área da educação. Durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no começo do mês, Haddad disse que pretendia distribuir tablets para alunos de escolas públicas a partir de 2012. Ele não soube dizer, na época, quantos equipamentos seriam comprados, mas afirmou que o volume seria de “centenas de milhares”. No dia 13, o ministro tornou público que o MEC estuda ampliar o total de dias letivos nas escolas brasileiras –atualmente, em 200 dias. "Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes", afirmou Haddad, na época. Questionado, o MEC afirmou que não há relação entre a pré-candidatura e os anúncios.


UOL Educação

domingo, 9 de outubro de 2011

vagas para nossos alunos (e ex-alunos)‏

.......................Diretor administrativo....................
Projeto social na cidade de Caconde –SP

Casa de Cultura e Cidadania

Após a contratação o/a profissional contratado/a deverá residir na cidade.

Pré-requisitos: Formação superior na área de Humanas.
Experiência comprovada em projetos sociais em funções de liderança.
Este profissional será responsável por administrar o projeto desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico de forma harmoniosa;
Representar oficialmente o projeto perante órgãos públicos e outras associações; Controlar o budget do projeto;Solucionar as emergências de surpresas;
Alinhar as funções dos funcionários da cozinha, serviços gerais e zeladoria;
Supervisionar os serviços realizados, atividades dos alunos juntamente com os educadores;
Avaliar o desempenho dos colaboradores;
Acompanhar a coordenadora pedagógica em diálogos com os colaboradores nos ajustes pedagógicos;Apoiar o articulador social nos trabalhos de desenvolvimento local;
Controlar o cumprimento de horário dos colaboradores, faltas, banco de horas e atestados;Preparar e organizar mensalmente as reuniões com pais ou responsáveis e conselho consultivo;Manter contato com o poder público (departamento da educação, transporte,jurídico de obras);Zelar pelo patrimônio do projeto (instalações físicas e materiais pertencentes).
Benefícios: salário muito atrativo mais benefícios como Assistência
Médica e Odontológica, seguro de vida, vale transporte e refeição no local, nenhum benefício tem desconto no salário. Os interessados deverão enviar currículo para o email: cv@hmelillo.com.br


.....................Monitor de Teatro p/ trabalhar em Osasco....................

Casa de Cultura e Cidadania

Pré-requisitos: Formação no 3º grau completa ou cursando artes cênicas de preferência com licenciatura;
Formado ou cursando pedagogia, com conhecimentos ou experiência de artes cênicas.
Experiência em teatro na área de educação;
Experiência de no mínimo um ano de trabalho com jovens ou crianças em comunidades carentes;
Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet).
Horário: Segunda a sexta das 7:45 às 17:00 e dois sábados por mês.
Os interessados deverão enviar currículo mencionando no assunto a vaga para a qual se candidata para o email: cv@hmelillo.com.br


...................... Monitor de Artes Visuais...................

Casa de Cultura e Cidadania

Formado ou cursando artes plásticas e artes visuais com mídias.
Experiência comprovada em sala de aula em escola ou projeto social.
Os interessados deverão enviar currículo mencionando no assunto a vaga para a qual se candidata para o email: cv@hmelillo.com.br

Disponibilizamos 2 vagas para monitor de Artes Visuais, uma para São José do Rio Pardo e outra para Lins.

vagas para nossos alunos (e ex-alunos)‏

......................Educador Social..............................

•A Associação Horizontes, entidade certificada pela NGO Benchmarking, contrata educador social para os municípios de São Paulo – Região SUL, para atuar em projeto com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, com ênfase na seguinte área:
• Esporte e Lazer (Árbitro de Futebol de Salão e Monitor de Esporte e Lazer).
Benefícios: Contratação CLT/ vale refeição/ vale transporte/ assistência médica/ seguro de vida.
Enviar currículo para marilia.rovaron@ah.org.br
Assunto: Vaga educador social (indicando a cidade de origem).
Pré-requisitos: Acima de 21 anos / Ensino Médio


........................Articulador Social - Osasco...................

Casa de Cultura e Cidadania

Pré-requisitos:
Formação em área de humanas / Experiência em articulação de redes com o poder público, equipamentos sociais,ONGS, famílias / lideranças comunitárias / Experiência comprovada em captação de recursos e articulação de parcerias de diversos níveis / Conhecimento profundo do Estatuto da Criança e do Adolescente / Conhecimento e prática da Lei da Aprendizagem e Sistemas de qualificação profissional.
Prática de acolhimento de demandas comunitárias / Conhecimento dos Programas Federais, Estaduais e Municipais para comunidades em situação de risco social e pessoal / Experiência com planejamento e organização de trabalho voluntário / Bom relacionamento com órgãos públicos / Prática na Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet)

Horário de segunda à sexta das 7:45 às 17:00 e dois sábados por mês das 8:00 às 17:00h.

Benefícios: Contratação CLT / salário atraente / Assistência Médica e Odontológica / seguro de vida / vale transporte / refeição no local.
Os interessados deverão encaminhar currículo colocando no campo do assunto o cargo para o qual esta se candidatando para o email: cv@hmelillo.com.br


.............................Coordenador de Planejamento...........................

Casa de Cultura e Cidadania

Responsabilidades: Planejar projetos e ações culturais, sociais,ambientais / Desenhar e gerir orçamentos / Atender clientes / Auxiliar nas atividades administrativas / Desenvolver estratégias de abordagem – captar recursos e clientes / Negociar propostas / Visitar clientes / Elaborar relatórios
Qualificações:
Conhecer leis de incentivo fiscal
Habilidade em negociações
Ter boa comunicação oral e escrita
Ter bom relacionamento interpessoal
Capacidade de trabalhar com metas ousadas
Atendimento a prazos e cronogramas (controlar e cumprir)
Domínio de ferramentas de informática
Desejável: inglês fluente
Os interessados deverão enviar currículo mencionando no assunto a vaga para a qual se candidata para o email: cv@hmelillo.com.br

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Concurso em são caetano‏!



Já se encontra disponível no site oficial da Prefeitura de São Caetano do Sul (www.saocaetanodosul.sp.gov.br) o Edital do Concurso Público da cidade para preenchimento de vagas existentes e formação de Cadastro Reserva nas secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência e Inclusão Social e na Fundação das Artes.
Período de Recebimento das Inscrições 19/09 a 14/10/2011

Iscrições e informações acessar o link
http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/admin/Upload/arquivos_sites/1EDITAL%20PMSCSUL.pdf

Técnico(a) em Educação - PDA Sampa Sul

Total de vagas: 1 (um)

Local: Capão Redondo / São Paulo-SP

Perfil necessário:

Curso superior (em andamento) nas áreas de Humanas;

Conhecimento da Legislação vigente sobre Proteção a Criança e ao Adolescente

Proativo / Organizado

Comunicativo / Facilidade em lidar com pessoas

Boa redação

Disponibilidade para trabalhar aos sábados (quando necessário)

Disponibilidade para viagens

Conhecimentos básicos na área de informática

Desejável experiência na área de projetos sociais

Residir na região do Jardim Ângela / Capão Redondo / Jardim São Luiz

Principais Atividades da Função:

Acompanhar, monitorar e fazer orientações in loco das atividades de sua área de atuação desenvolvidas no PDA e nas instituições parceiras;Elaborar relatórios técnicos, avaliativos e descritivos das atividades e ações desenvolvidas no PDA;

Participar junto a entidades locais, conselhos e fóruns de formulação de políticas públicas;

Elaborar propostas de novas ações a serem desenvolvidas na região levando em conta a realidade local;

Zelar pelo cumprimento das ações previstas conforme plano de ação do Projeto de Educação;

Contratação CLT via Sociedade Santos Martires

Salário R$1.100,00 + Vale Transporte

Carga horária: 30 horas semanais

Enviar CV até dia 07.10.2011 para: pdasampasul@gmail.com

Quem somos: O PDA (Programa de Desenvolvimento de Área) é uma das formas de atuação

estratégica da ONG Visão Mundial. Nós trabalhamos para alcançar o Desenvolvimento Transformador, por meio das parcerias com organizações sociais que atuam na comunidade.Finalidade da posição coordenar o processo de implementação, elaboração, planejamento, execução,monitoramento e avaliação das ações do projeto de Educação no PDA e instituições parceiras, a fim de contribuir para os resultados de bem estar da infância.

Agente de Desenvolvimento Local - PDA Sampa Sul

Total de vagas: 1 (um)

Local: Capão Redondo / São Paulo-SP

Perfil necessário:

Nível médio.

Conhecimento da região do Capão Redondo

Proativo /Organizado

Comunicativo / Facilidade em lidar com pessoas

Sensível às questões sociais e atendimento às famílias

Boa redação

Disponibilidade para trabalhar aos sábados (quando necessário)

Disponibilidade para viagens

Conhecimentos básicos na área de informática

Residir na região do Jardim Ângela / Capão Redondo / Jardim São Luiz

Principais Atividades da Função

Visitas domiciliares às famílias atendidas;

Acompanhamento e monitoramento sistemático das crianças inscritas no processo de patrocínio.

Inscrição de crianças no Projeto;

Elaboração de relatórios das ações desenvolvidas na área de atuação;

Digitação e arquivamento dos dados coletados em campo

Contratação CLT via Sociedade Santos Martires

Salário R$890,00 + Vale Transporte

Carga horária: 40 horas semanais

Enviar CV até dia 07.10.2011 para: pdasampasul@gmail.com

Quem somos:O PDA (Programa de Desenvolvimento de Área ) é uma das formas de atuação estratégica da ONG Visão Mundial. Nós trabalhamos para alcançar o desenvolvimento transformador, por meio das parcerias com organizações sociais que atuam na comunidade, finalidade da posição executar as atividades do projeto de patrocínio nas comunidades atendidas pelo PDA.

sábado, 1 de outubro de 2011

Crianças que passam mais tempo vendo TV têm mais problemas na escola.

As crianças pequenas que passam muito tempo em frente à televisão podem enfrentar problemas na escola no futuro, com menores notas em matemática e intimidação por parte dos colegas, segundo estudo canadense publicado na edição de maio da revista Archives of Pediatric and Adolescent Medicine. Além disso, avaliando mais de 2 mil crianças, os pesquisadores observaram que aquelas que passam mais tempo vendo TV aos dois anos são mais gordinhas aos dez e consomem mais refrigerantes e fast food.

Os resultados indicaram que cada hora adicional por semana de televisão em 29 meses corresponderia a uma queda de 7% na atenção na sala de aula, de 6% nas habilidades matemáticas e de 13% nos níveis de exercícios das crianças. E esse tempo extra também foi associado a crianças com 10% mais chances de serem intimidadas pelos colegas e com 5% mais peso, comparadas àquelas que seguem as recomendações da Academia Americana de Pediatria – de nenhuma exposição à TV antes dos dois anos e de menos de duas horas diárias após os dois anos.

“Os resultados apoiam sugestões anteriores de que a exposição precoce à televisão prejudica a atenção”, escreveu a pesquisadora Linda Pagani, líder do estudo. Os especialistas acrescentam, ainda, que crianças que passam mais tempo vendo TV e menos tempo brincando com outras crianças podem perder chances valiosas de aprender habilidades sociais.

*Autor desconhecido*

Sua atitude é fundamental para fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes do nosso País.

1. A GRAVIDEZ – Todas as gestantes devem fazer pelo menos seis consultas pré-natais: isso é fundamental para a saúde da mãe e do bebê. E todas têm o direito de fazer o pré-natal na rede pública de saúde. É importante medir a pressão, vacinar contra o tétano neonatal, fazer exame de AIDS e de diabetes, receber orientação sobre o parto e o aleitamento materno. A participação do pai e de toda a família também é muito importante durante todo esse período.

2. O LEITE MATERNO – Até os seis primeiros meses de idade a criança só precisa do leite da mãe, não precisa de água, chazinho ou qualquer outro alimento. O leite materno é um alimento completo, que protege a criança de doenças como as diarréias e doenças respiratórias. Além disso, o momento do aleitamento é especial porque aproxima mãe e bebê.

3. O PAI – O pai pode e deve ajudar em todas as tarefas com a criança pequena. A forma de interagir com a criança é diferente para homens e mulheres. Por isso, é muito importante que o pai dê banho, prepare e dê a comida, leve ao médico, brinque, ensine coisas interessantes, cuide da criança.

4. ESTÍMULOS SAUDÁVEIS – Pais e mães podem conversar e cantar para a criança desde a gestação. Esses estímulos são importantes. Depois que a criança nasce, já nos primeiros dias, mães e pais podem cantar e ler, com voz suave para o bebê. A criança um pouco mais velha gosta de ouvir historias e gosta de ser ouvida. Converse com sua criança pequena. Pode ser muito divertido e prazeroso.

5. NECESSIDADES ESPECIAIS – A criança portadora de necessidades especiais tem direito a atendimento especializado para que desenvolva todo o seu potencial. Ela é capaz de aprender e precisa ser estimulada. Para isso, deve freqüentar as mesmas creches, pré-escolas e espaços comunitários das outras crianças, e todas devem ser incentivadas a brincarem juntas.

6. EDUCAÇÃO INFANTIL – Todas as crianças devem ser estimuladas a aprender coisas novas todos os dias, a conviver com outras crianças, brincar bastante, descobrir cores, sons, formatos e aprender a se expressar. Isso pode ser feito dentro da própria família e da comunidade ou em centros de educação infantil, como creches, pré-escolas, brinquedotecas comunitárias.

7. BRINCAR E DESCANSAR – As crianças são levadas. Uma criança sadia é ativa, gosta de correr, pular, conversar, brincar com números e inventar histórias. É assim que ela cresce e aprende coisas. E, quando ela está cansada, pode ficar chatinha. Os adultos precisam ser pacientes e entender o ritmo das crianças. Descansar à tarde, por exemplo, pode deixar a criança mais tranqüila.

8. LIMITES – Se a criança errou, o adulto deve acalmar-se primeiro antes de repreendê-la. A criança precisa ser orientada, mas com calma e respeito. Se você castiga a criança fisicamente, ela vai aprender que a violência é um meio de resolver os problemas. E não é. Procure ser paciente com seus filhos. A criança vai retribuir com atenção e carinho.

9. HIGIENE PESSOAL – Desde muito pequena, a criança pode começar a aprender hábitos de higiene pessoal: lavar as mãos, escovar os dentes. Também pode começar a reconhecer o próprio corpo. Os pais podem estimulá-la por meio de brincadeiras simples, como dizer para a criança os nomes das partes do corpo.

10. MENINOS E MENINAS – As crianças são curiosas e gostam de brincar. Não há brincadeiras certas ou erradas para meninos ou meninas. Os meninos podem brincar com bonecos e as meninas gostam também de jogar bola. É muito importante que as crianças convivam desde cedo com outras crianças e aprendam a brincar juntas, respeitando umas às outras.

11. CONHECER SUA RUA E SEU BAIRRO – Os pais podem ajudar a criança a conviver com sua comunidade desde pequena. Por isso, é importante levar a criança para passear e conhecer a rua e o bairro onde vive. Quando sair com seus filhos pequenos, mostre a eles a pracinha, o parque, a escola. Deixem que conheçam as pessoas e as pessoas os conheçam. A convivência é um direito de toda criança.

12. PEQUENAS RESPONSABILIDADES – A partir dos dois anos, a criança pode ajudar seus pais com pequenos favores, como jogar coisas no lixo ou apanhar pequenas coisas. As crianças também devem ser estimuladas a ter pequenas responsabilidades. Guardar os brinquedos, por exemplo.


Conheça mais algumas dicas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de como exercer os direitos das crianças e adolescentes no seu dia-a-dia e garantir assim um futuro melhor para todos.


veja o conteúdo original (UNICEF)