quarta-feira, 19 de junho de 2013

Recreio nas Férias 2013

O Recreio nas Férias oferece gratuitamente uma série de atividades lúdicas, culturais e esportivas para que os estudantes possam se divertir, conhecer e aproveitar os espaços públicos paulistanos durante o recesso escolar.
 
A partir desta segunda-feira (17/06/2013), crianças e jovens entre 4 e 14 anos que queiram aproveitar os dias de folga da sala de aula de maneira divertida podem se inscrever para as atividades do Recreio nas Férias. O evento ocorrerá entre os dias 15 e 19 de julho, com centenas de atividades esportivas e culturais nos 75 polos, localizados em diferentes regiões da cidade, e mais de 650 passeios gratuitos a museus, teatros, parques, ao Espaço Cultural Catavento, à Estação Ciência e às unidades do SESC. Para participar, não é preciso ser aluno de uma escola municipal, basta estar matriculado em qualquer rede de ensino.

Além da programação, refeições e lanches são servidos diariamente para os cerca de 27.000 mil participantes. Para mais informações, basta ir a uma escola municipal de sua região, que indicará o polo de atividades mais próximo. No polo, a inscrição será feita mediante a apresentação de autorização assinada pelos pais.

FONTE: portalsme.prefeitura.sp

Brasil tem 4,2 mil escolas que nunca conseguiram atingir sua meta do Ideb

Carência de professores compromete ensino em escolas estaduais de AL (Foto: Reprodução/TV Gazeta) 


O Brasil tem 4.283 escolas públicas que desde 2007, primeiro ano em que foi possível avaliar a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), jamais conseguiram atingir suas metas individuais calculadas pelo governo federal.
Os cálculos do levantamento incluem apenas as escolas de ensino fundamental que tiveram o Ideb calculado nestes três anos. Segundo levantamento feito pelo G1 a partir dos dados do último Ideb divulgados pelo Ministério da Educação, 1.828 escolas não conseguiram atingir a meta dos primeiros anos do ensino fundamental, 2.232 escolas ficaram abaixo da projeção nas turmas dos anos finais do fundamental e 223 escolas tiveram índices abaixo do esperado em 2007, 2009 e 2011 tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental.
O Ideb foi criado pelo governo federal para medir a qualidade das escolas e redes de ensino. Ele é calculado a cada dois anos desde 2005 com base no resultado da Prova Brasil e nas taxas de aprovação. Há indicadores calculados para cada escola, rede de ensino, município, estado e o país.
Todas as instituições públicas têm uma meta própria para alcançar a cada dois anos nos últimos anos do ensino fundamental I e fundamental II. A nota vai de zero a 10. A expectativa do governo federal é que, em 2021, os anos iniciais do fundamental brasileiro alcancem o Ideb 6,0. Para os anos finais, a meta é 5,5 pontos.
As 4.238 escolas representam 13,8% do total de 31.042 instituições que se encaixam nesta categoria. De acordo com o MEC, entre todas as instituições, 7.126 têm turmas tanto do ensino fundamental I quanto do ensino fundamental II, 15.392 só oferecem aulas dos anos iniciais do fundamental, e 8.524 instituições são apenas para turmas a partir dos anos finais do fundamental.
Mesmo sendo minoria, boa parte dos colégios abaixo da meta ainda não dá sinais de que possa alcançar a meta, que sobe a cada Ideb: 1.221 delas viram o Ideb 2011 cair em relação ao de 2009, o que indica um afastamento ainda maior da projeção feita pelo governo. Nesse grupo, 28 escolas estão nesta situação em ambos os ciclos do fundamental.
Atualmente, 2.475 colégios estão mais de 0,5 ponto abaixo do que o esperado para 2011.

FONTE:http://g1.globo.com

Obra de Drummond é a mais cobrada na história do Enem.

O escritor e poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade é o autor em língua portuguesa que mais "caiu" no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nestes 15 anos de existência da prova do Ministério da Educação.

Levantamento feito pelo G1 com base em todas as provas do Enem aplicadas pelo MEC, desde 1998, mostra que a prosa e a poesia de Drummond serviram de base para 16 questões, a maioria na prova de linguagens e códigos, que engloba perguntas de literatura e compreensão de texto. O autor teve sua obra citada em questões de oito das 15 provas já realizadas (em 2010 foram feitas duas provas do Enem). Em algumas edições, foram mais de uma pergunta envolvendo Drummond.

No Enem de 2012, por exemplo, os poemas de Drummond caíram em três questões. O conto "Aquele bêbado", do livro Contos plausíveis (1991), e o poema "Verbo ser", do livro Poesia e prova (1983), serviram para cobrar do candidato interpretação de texto. E o texto "Antigamente", também da obra Poesia e prosa, serviu de base para uma questão sobre linguagens.

 

Fonte: http://g1.globo.com