quinta-feira, 30 de julho de 2009

COMUNICADO URGENTE

COMUNICADO URGENTE

A Faculdade Método de São Paulo em atendimento à Nota Oficial da Secretaria da Saúde de 28/07/09 e à determinação do Secretário da Educação do Estado de São Paulo excelentíssimo Paulo Renato de Souza, publicada em 29/07/09 no DOE, comunica que o início das aulas para as turmas novas e antigas foi adiado para o dia 17/08/09.

Informamos que ações de reorganização do calendário serão adotadas pela equipe pedagógica, preservando as cargas horárias e conteúdos de cada disciplina.

Do dia 03 ao dia 14/07/09, os coordenadores e professores responsáveis encaminharão por e-mail atividades diferenciadas aos alunos. (Os alunos sem acesso à Internet poderão retirar as atividades em versão impressa na faculdade). Toda a equipe pedagógica estará de plantão para atendimento telefônico e pessoal.

Neste momento, contamos com a compreensão dos alunos e reafirmamos o compromisso com a responsabilidade da saúde coletiva, bem como o compromisso na oferta qualitativa dos cursos mantidos pela FAMESP.

São Paulo, 29 de julho de 2009.

Faculdade Método de São Paulo
Direção Geral

domingo, 26 de julho de 2009

MEC elabora projeto para unificar idade de alunos da 1ª série

O MEC (Ministério da Educação) elabora projeto de lei para unificar a idade de entrada das crianças no ensino fundamental, que passará a ter nove anos de duração, e não mais oito como é atualmente. A proposta pretende reverter decisões de Estados que estão permitindo a matrícula de alunos com 5 anos na nova 1ª série. Com a expansão do ensino fundamental de oito para nove anos, o Conselho Nacional de Educação indica os 6 anos completos como idade de início nessa etapa, começo da vida escolar obrigatória. Antes disso, para o MEC, a matrícula pode causar prejuízos no
amadurecimento e no aprendizado. Entre os Estados que contrariam a norma nacional estão dois - Paraná e Rio de Janeiro - que aprovaram leis estaduais que permitem matrículas na 1ª série do ensino fundamental de crianças que completem 6 anos até 31 de dezembro. Em São Paulo, o Conselho Estadual de Educação orienta escolas públicas e particulares a matricularem na 1ª série crianças que completem 6 anos até 30 de junho. O projeto deve ser enviado em agosto ao Congresso, fixando uma data de corte nacional. "É uma questão de amadurecimento das crianças e do direito delas à
educação infantil. Isso é sério, porque a infância até 5 anos tem um processo de aprendizagem muito diferente das crianças maiores", diz Maria do Pilar Lacerda, secretária de educação básica do MEC. O presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Arthur Fonseca Filho, "lamenta" o projeto de lei em elaboração no MEC. "Não acho errado que cada Estado tenha o seu modelo. Essa autonomia está prevista na Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação", afirma. "Escolhemos a data de 30 de junho porque antes era 31 de dezembro e não queríamos uma mudança radical", completa. (UOL)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

FNDE estabelece normas de auxílio financeiro a participantes de programa de inclusão de jovens

Portaria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, publicada no Diário Oficial da União de hoje (16) define os critérios e procedimentos para o início do pagamento de auxílio financeiro aos estudantes do Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra. O ProJovem Campo é um
programa de inclusão de jovens agricultores, com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever mas que não concluíram o ensino regular. A finalidade é oferecer a esses jovens a oportunidade de elevar o grau de escolaridade e qualificá-los profissionalmente. Os participantes vão receber o auxílio
em até 12 (doze) parcelas, correspondentes aos 12 períodos de execução do ProJovem Campo. O valor da parcela é de R$ 100,00, a ser liberada a cada dois meses, durante os dois anos de execução do programa. Participam do programa 35 mil jovens, distribuídos em 19 estados. Christina Machado ( Da Agência Brasil )

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Novo Enem 2009 servirá para certificar concluintes do ensino médio

O novo Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem) vai possibilitar ao estudante o reconhecimento de conclusão de curso, em substituição ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) - antigo supletivo. A medida já valerá para este ano. O Encceja passa a ser usado apenas para a certificação de conclusão do nível fundamental. O interessado na certificação deve se inscrever no Enem e fazer as provas exatamente como os demais estudantes. Quando obtiver o boletim individual de desempenho, terá de buscar o reconhecimento na secretaria estadual de educação. A idade mínima para pleitear a certificação por meio do Enem é de 18 anos. As inscrições no Enem de 2009 vão até sexta-feira, dia 17, às 23h59, e devem ser feitas na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As provas, marcadas para 3 e 4 de outubro, vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências danatureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provasobjetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. O Inep baseará a pontuação mínima para a certificação na escala de proficiência do Enem deste ano, a ser apresentada em breve. No entanto, cabe às secretarias de educação definir os critérios de uso das notas do exame. As secretarias são também responsáveis pela emissão dos documentos de conclusão do ensino médio. O estudante que fizer o Enem receberá o boletim individual de resultados a partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, pelos Correios, no endereço indicado na inscrição. Poderá, também, conferir o resultado, na mesma época, na página eletrônica do Inep. O boletim do Enem somente atesta o grau de conhecimento do estudante. Portanto, não vale como documento de certificação. Com a certificação obtida na secretaria de educação de sua região, oparticipante do Enem pode pleitear vagas oferecidas por instituiçõesde educação superior e por cursos profissionalizantes pós-ensinomédio. Assim, não haverá mais necessidade de realização de duas provas(Encceja e Enem) para ingresso em um curso superior. Algumasinstituições usarão o Enem como critério único para a seleção. Outras adotarão o exame apenas como primeira fase, como parte da nota ouapenas para preenchimento das vagas remanescentes. O Globo, 15 jul. 2009.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Encaminho link para acesso à entrevista da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, por ocasião do primeiro aniversário da aprovação da Convenção da ONU como emenda constitucional. Ela fala da necessidade de mudanças em toda a sociedade, as barreiras atitudinais, empregabilidade e os direitos das pessoas com deficiência. Vale a pena cofnerir.
Rádio Jovem Pan Online:
http://www.jp. com.br/media/ online/index. php?view= 32097&categoria= 149

Plano abre 52 mil vagas para docentes em exercício

As inscrições às vagas previstas pelo Plano Nacional de Formação deProfessores da Educação Básica estão abertas. São 52.894 vagas, apenas em2009, para a graduação exclusiva de professores em exercício, nas redespúblicas estaduais e municipais. As inscrições devem ser feitas naPlataforma Freire.A meta do plano nacional, lançado em 28 de maio deste ano, é formar, entre2009 e 2011, 330 mil professores que hoje dão aulas sem licenciatura. Dototal de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância. Oinvestimento do governo federal somará R$ 1,9 bilhão.Os cursos de formação inicial serão oferecidos por instituições públicas deensino superior, em 18 dos 21 estados que já aderiram ao plano. Três estados– Distrito Federal, Acre e Rondônia – manifestaram interesse em ingressarapenas no programa de formação continuada.O plano oferece cursos de graduação para educadores em exercício nomagistério público que estão em uma destas três situações: professor queainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor comgraduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou(segunda licenciatura), e bacharel sem licenciatura, que precisa de estudoscomplementares que o habilitem ao exercício do magistério.A primeira licenciatura tem carga horária de 3.200 horas, sendo 2.800 horasde conteúdos e 400 horas de estágio supervisionado; a segunda licenciaturatem carga horária de 800 horas para curso na mesma área de atuação doprofessor ou de 1.200 horas para curso fora da área de formação.*Vagas*Amazonas – 2.285 vagasAmapá – 1.127Bahia – 18.805Ceará – 3.703Espírito Santo – 1.590Goiás – 2.270Maranhão – 7.632Mato Grosso do Sul – 440Mato Grosso – 180Pará – 1.045Paraíba – 1.591Pernambuco – 3.820Piauí – 3.754Paraná – 1.710Rio de Janeiro – 804Rio Grande do Norte – 458Roraima – 120Santa Catarina – 1.560*PROFESSORES –* Para participar do Plano Nacional de Formação de Professoresda Educação Básica, o docente da escola pública tem de cadastrar o currículona Plataforma Freire, onde também escolhe o curso que deseja e faz suainscrição.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

MEC muda regras para cursos de mestrado profissional

O MEC modificou as normas atuais de reconhecimento e avaliação dos cursos de mestrado profissional. As mudanças constam da Portaria Normativa 7, já publicada no Diário Oficial.
O novo modelo flexibiliza regras como a duração - de 1 a 2 anos - e os trabalhos de conclusão dos cursos, que poderão assumir formatos variados. Mediante prévia aprovação da CAPES, a dissertação poderá dar lugar a registros de propriedade intelectual, desenvolvimento de material didático, de softwares e aplicativos, projetos técnicos, produção artística, proposta de intervenção em procedimentos clínicos etc.
O perfil do corpo docente também muda. Atualmente, todos os professores precisam ter doutorado. Com a nova portaria, experiência profissional e vinculação com a prática passam a ser critérios de seleção de parte dos professores. Mesmo os titulados deverão ter um perfil associado à prática.
A proporção entre professores titulados e não titulados com expertise profissional será estabelecida pela CAPES, responsável por detalhar todos os requisitos de reconhecimento e avaliação dos cursos.
Esse detalhamento será divulgado em breve por meio de edital dirigido às instituições interessadas em criar novos cursos ou transformar os já existentes em mestrado profissional.
Plano Nacional de Pós-GraduaçãoO mestrado profissional não está previsto formalmente na LDB, mas em uma portaria da CAPES (nº 80, de novembro de 1998), que distinguiu duas modalidades de mestrado stricto sensu: o acadêmico e o profissional , este último com ênfase na aplicabilidade técnica.
Segundo o MEC, os critérios de reconhecimento e avaliação desses cursos acabaram por inibir a sua criação. Muitas instituições optavam por cursos lato sensu, que não estavam submetidos à avaliação da CAPES.
Com o novo modelo, o MEC espera ampliar a oferta de cursos de mestrado strictu sensu, etapa necessária para atingir a meta de formar 16 mil doutores até 2010, prevista no Plano Nacional de Pós-Graduação.

Projeto de lei obriga políticos a matricularem seus filhos em Escolas > públicas.

O Senador Cristovam Buarque apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.

http://www.senado. gov.br/sf/ atividade/ Materia/detalhes .asp?p_cod_ mate=82166*

terça-feira, 7 de julho de 2009

Casa das Rosas para crianças

O espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, na Casa das Rosas, em São Paulo, oferece programação especial para as crianças (Contação de Histórias; oficinas de brinquedos; brinquedos e poesia; palestras; cursos; saraus.

Para mais informações (calendário de eventos, valores e horários): www.poiesis.org.br

Entrevistas do Roda Viva disponiveis na Internet

Uma iniciativa conjunta da Fundação Padre Anchieta, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São PauloFapesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) permitirá o acesso às transcrições, na íntegra, de todas as entrevistas feitas pelo programa Roda Viva (TV Cultura SP) em seus quase 21 anos de existência, além de um trecho de vídeo do programa e verbetes informativos."

No site http://www.rodaviva .fapesp.br/ ; ou http://fapesp. br/será possível acessar o conteúdo de entrevistas como o educador Rubem Alves, o sociólogo Alain Touraine, o extrovertidomédico Patch Adams, o professor Philippe Perrenoud, os filósofo István Mészáros e Edgar Morin, entre outros nomes de uma galeria de mais de 400 entrevistas.

Governo de São Paulo oferece 500 bolsas de pós

Educadores selecionados receberão auxílios mensais no valor de R$ 790,00
O Governo de São Paulo oferece 500 bolsas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) para professores, diretores e supervisores pertencentes à rede da Secretaria da Educação do estado. Interessados podem se candidatar até dia 15 de julho, exclusivamente pelo site da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) da Secretaria de Educação do Governo de São Paulo.

MEC dará livro para qualificar professor

Como parte da estratégia para melhorar a formação dos professores, o Ministério da Educação distribuirá livros aos docentes, a exemplo do que é feito com estudantes. Serão obras com
orientações práticas sobre como ensinar.

domingo, 5 de julho de 2009

Rede de Educadores

O site www.eduka.com.br visa criar um diretório de softwares educativos.
Acessem e aguardem novidades: http://www.eduka.com.br/

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Dicionário de rimas

O Dicio não é só mais um dicionário online da língua portuguesa. Além dos significados, traz
definições e rimas de mais de 400.000 palavras e verbetes.

Acessem: http://www.dicio.com.br


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Dicionário digital - GRÁTIS

O Dicionário Caldas Aulete pode ser instalado gratuitamente nos computadores e já está atualizado pelo Novo Acordo Ortográfico.

http://www.auletedigital.com.br/download.html

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Concurso para professor a cada 4 anos

O governo de São Paulo decidiu tornar obrigatória a realização de concursos públicos para professor a cada quatro anos, no máximo. A ideia é evitar que o número de docentes temporários volte a subir, após o Executivo adotar medidas para redução do contingente. Hoje, 40% dos professores da rede não são concursados (80 mil entre os 210 mil). A intenção da Secretaria da Educação é reduzir para 10%. Os concursos públicos periódicos são necessários, diz a pasta, para diminuir o atual patamar e, depois, mantê-lo no nível adequado.

*As informações são da Folha Educação

sábado, 4 de julho de 2009

MEC abre inscrições via web para 54 mil vagas de graduação para professores

o MEC abriu, no dia 30 de junho, asinscrições para 54 mil vagas de graduação exclusivas para professores em exercício nas redes públicas estaduais e municipais. As vagas devem ser ocupadas no segundo semestre deste ano. Os cursos serão oferecidos por 90 instituições públicas de ensino superior em 21 estados que aderiram ao Plano Nacional de Formaçãode Professores (Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Acre,Rondônia e Distrito Federal não aderiram ao plano)."O objetivo da plataforma é estreitar o caminho entre a educação básica e a educação superior da maneira mais transparente possivel, para que aspessoas possam observar os critérios para matrícula", afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad: "O objetivo da pasta é colocar na universidade, entre 2009 e 2011, 331,4 mil professores que lecionam na educação básica e não têm licenciatura. Do total das vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% emcursos a distância. O investimento do governo federal nos três anos seráde R$ 700 milhões.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/06/30/ult105u8322.jhtm

O ato de ler parece mágico, mas não é

JORNAL VIRTUAL PROFISSĂO MESTRE – Ano 7 Nº 124 – 03/07/2009

Lá em casa há livros, na escola também. Na biblioteca então, nem se fala. Mas estão empoeirados, esquecidos. Por quê? A situação que se apresenta hoje não é muito diferente a de alguns anos atrás. Quando estava na 5ª série, minha professora nos indicou (leia: mandou) a leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. A única coisa que ficou guardada em minha memória foi a de me sentir uma analfabeta, pois oitenta por cento do que lia não entendia. Havia umas palavras complicadas que não faziam parte do universo cultural de uma garotinha de 11 anos. E saiba você que, na época, meu conhecimento vocabular, como o uso do pronome enclítico - peguem-no, socorram-me – era empregado também na oralidade. A prova disso está nos diálogos de desenhos animados Flintstone e Manda Chuva que passavam na televisão já naquela época. Para me livrar da obrigação e fazer jus ao dinheiro gasto por meus pais, eu pulava páginas, capítulos, corria para o final da obr a na tentativa de deduzir algo. Que desespero!Hoje, apesar de o mercado livreiro oferecer uma variedade de gêneros mais condizentes com a faixa etária e interesse dos jovens, os livros continuam nas prateleiras. Vamos pensar sobre o assunto.Uma das causas desta aparente falta de interesse reside no mesmo ponto em que eu, no meu tempo de infância, me deparei: vocabulário desconhecido.Quando o leitor desconhece uma ou outra palavra pode inferi-la apoiando-se no contexto em que ela está inserida, mas quando são muitas... ah, só com orientação. Trocando em miúdos: você sabe o significado de condizente, deparar, residir, inserir e contexto, neste contexto? Pois é. Para você, leitor desta revista, deve ser baba, manero, mó boi, mas, para o jovem, essas palavras não fazem parte de seu universo cultural da mesma maneira que baba, manero e mó boi não fazem parte do universo cultural de um adulto.Agora, vamos a outro ponto. Pegue um dos gibis de Maurício de Souza que tenha mais ou menos cinco anos e o dê a um pré-adolescente. Os temas tratados nas histórias são os mesmos vividos pelo consumidor da época: há referências a bandas, gírias, acontecimentos importantes como copa, nome de jogadores, de políticos que, passados cinco anos (e isso é muiiiiito tempo para um jovenzinho), nada disso tem sentido. A dificuldade, nesse caso, não é mais o desconhecimento do vocabulário, mas o conhecimento de mundo que chamamos de conhecimento prévio da situação retratada naquele contexto. E você pensou que dar aqueles gibis velhos de sua coleção faria de seu filho um letrado..., assim..., na maior! Hum! Não digo que seria nula a aprendizagem, mas que ele iria olhar para a sua cara com uma baita interrogação, ah isso iria! Para que o nosso filho ou aluno não passe por essas dificuldades, pai ou professor pode abrir mão de algumas estratégias: ler com ele parando nos trechos que oferecem dificuldade de interpretação; buscar no dicionário palavras que ambos desconhecem e relacioná-las ao dia a dia; contar coisas sobre o momento descrito. Pai e filho, professor e aluno trocam experiências, ampliam seu universo cultural e passam a entender o modo como o outro vê (lê) determinada situação. Uma autêntica troca de experiências. Dá trabalho? Dá, mas o fruto colhido é muito gratificante. Tendo pai ou professor como leitor-modelo, estas estratégias ativadas durante a leitura poderão ser utilizadas quando o jovem estiver sozinho. E é isso que todos nós queremos formar, um leitor independente.
Grace de C. Gonçalves

Prêmio Instituto Claro incentiva novas práticas educacionais

Estão abertas desde 24 de junho as inscrições para o Prêmio Instituto Claro – Novas formas de aprender. No total, mais de R$ 100 mil em prêmios serão concedidos para projetos e práticas educacionais, trabalhos acadêmicos e de iniciação científica.Com objetivo de estimular e reconhecer iniciativas que potencializem o uso das novas tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem inovadoras, o Prêmio é dividido em três modalidades: Pesquisa, Desenvolvimento e Vivência.As inscrições vão até o dia 4 de setembro e serão feitas neste mesmo site, onde estarão disponíveis o regulamento e fichas de inscrição para cada modalidade e categoria. Poderão participar estudantes de graduação, curso técnico e pós-graduação; instituições educativas formais e não-formais; e educadores e professores.As iniciativas inscritas serão avaliadas por uma comissão técnica composta por especialistas em educação e tecnologia. A premiação acontecerá no mês de outubro em São Paulo, em data a ser anunciada pelo Instituto, durante seminário que contará com a presença de convidados que são referências no tema.Confira abaixo os públicos-alvos, requisitos e descrição de cada modalidade. PesquisaA modalidade Pesquisa pretende estimular estudantes a desenvolverem pesquisas científicas que explorem a temática da causa do Instituto Claro: aprendizagem com as novas tecnologias. Subdivide-se em duas categorias: Graduação e Curso Técnico, que inclui trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso; e Pós-Graduação (Lato Sensu e Strictu Sensu), que inclui trabalhos de especialização, mestrado e doutorado.Para se inscrever nestas categorias, o estudante deve estar regularmente matriculado e com o projeto ou trabalho de pesquisa a iniciar ou em andamento, tendo de 6 a 12 meses para terminá-lo a partir da data de premiação.Cada categoria terá uma pesquisa premiada. O trabalho vencedor de Graduação e Curso Técnico receberá R$ 5 mil e o de Pós-Graduação levará R$ 16 mil para financiar o desenvolvimento de parte ou totalidade do projeto. DesenvolvimentoEsta modalidade foi criada para incentivar instituições educativas – formais e não-formais -, desde escolas e universidades a ONGs e outras associações e organizações, a implementar, manter ou complementar projetos e ideias inovadoras relacionadas à causa do Instituto Claro. O requisito para se inscrever na modalidade é que o projeto esteja para ser iniciado ou em andamento, e que seja finalizado de 6 a 12 meses após a data de premiação. O número de premiados da modalidade Desenvolvimento não é pré-definido e será determinado pela comissão técnica. O valor total que será distribuído entre os vencedores é de R$ 80 mil. VivênciaO objetivo da modalidade Vivência é reconhecer os melhores relatos de práticas educacionais implementadas por educadores e professores a favor da causa do Instituto. As práticas devem estar em andamento por no mínimo 6 (seis) meses ou concluídas no momento em que o educador for efetuar sua inscrição e não podem ser anteriores a janeiro de 2006. A participação nesta modalidade pode ser individual ou em equipe. Duas práticas serão premiadas com um notebook com 3G da Claro cada. Caso a participação seja em equipe, um líder deverá ser nomeado para intermediar a comunicação e o preenchimento dos documentos e formulários de inscrição. A premiação, no caso da equipe, será concedida a este líder. Sobre o Instituto ClaroO Instituto Claro foi lançado em março de 2009 e tem como missão estimular a discussão e o desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem inovadoras e lúdicas, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação. Ao eleger a causa da educação, o Instituto incentiva e apoia a revisão, a discussão e a inovação dos processos de ensino e de aprendizagem, compatíveis com a realidade e demandas atuais da sociedade. Sua iniciativa central é este Portal Integrado (http://www.institutoclaro.org.br/), que conta com informações institucionais, além do Observatório e do Laboratório. Uma das finalidades do Portal é divulgar e reconhecer estudos, pesquisas acadêmicas e ações que discutam o impacto das novas tecnologias na aprendizagem, além de disponibilizar jogos e outros recursos para que as pessoas possam, de fato, experimentar formas lúdicas e interativas de aprender. Outros projetos, como a edição de 2009 do Claro Curtas, festival nacional de curtas-metragens, também são gerenciados pelo Instituto. Além disso, estão previstas ações direcionadas ao público interno da Claro, como o Programa de Voluntariado e Doação ao FIA (Fundo da Infância e da Adolescência), com o objetivo de fortalecer o engajamento dos funcionários com a prática de ações sociais.

http://www.institutoclaro.org.br/instituto-claro/fique-por-dentro/noticias/detalhe/premio-instituto-claro-sera-lancado-dia-24-de-junho

Um terço das escolas ainda não escolheu livros didáticos para 2010

Mais de 30% das 122 mil escolas públicas que devem escolher os livros didáticos utilizados por seus alunos no período de 2010 a 2012 ainda não enviaram os pedidos ao MEC (Ministério da Educação). A pasta prorrogou o prazo de opção pelo material até o domingo (5). De acordo com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), responsável pela administração Programa Nacional do Livro Didático, 66% das escolas já fizeram a escolha das obras. Diretores e professores devem acessar a página do fundo na internet para realizar o processo. Lá
também está disponível um passo a passo para orientar gestores, além do Guia do PNLD 2010 que traz um resumo de todos os livros didáticos disponíveis. O Amapá é o estado que até agora registrou o menor percentual de participação: apenas 28% das escolas escolheram os livros. Já no Distrito Federal e no Paraná, 87% concluíram o processo. As unidades que não solicitarem os livros de sua preferência receberão as obras quem forem mais pedidas em seu município. Para 2010, o PNLD vai oferecer publicações para
estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental da rede pública. As obras a serem escolhidas para o 1° e o 2° ano são de letramento e alfabetização linguística e alfabetização matemática. Do 2° ao 5° ano, deverão ser selecionados livros de geografia, história e ciência. Língua portuguesa e matemática são as disciplinas disponíveis para os alunos do 3° ao 5° ano, além de obras de história e geografia regional para estudantes do 4° ou 5° ano. Mais informações no site do FNDE ou pelo telefone 0800-616161.

Curso de prevenção ao uso de drogas

Ministério da Educação oferece curso de prevenção ao uso de drogas terça-feira
Podem se inscrever professores, coordenadores e gestores de escolas públicas dos 6º ao 9º ano ou séries finais do Ensino Fundamental ao Médio. A modalidade é de educação a distância, com carga horária de 120 horas, com duração de quatro meses
Estão abertas até o dia 6 de julho as pré-inscrições para o Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, edição 2009. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República. O curso visa capacitar educadores de escolas públicas para o desenvolvimento de programas de prevenção ao uso de drogas e outros comportamentos de risco no contexto escolar.
O certificado será de extensão universitária, emitido pela Universidade de Brasília (UNB). Para a inscrição, devem ser observados alguns critérios.
Mais informações podem ser acessadas no portal http://www.prevencao.mec.senad.gov.br/ ou 61- 33496007 - ramal 239.

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Coordenação de Curso
Patrícia Rodrigues