quarta-feira, 19 de junho de 2013

Obra de Drummond é a mais cobrada na história do Enem.

O escritor e poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade é o autor em língua portuguesa que mais "caiu" no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nestes 15 anos de existência da prova do Ministério da Educação.

Levantamento feito pelo G1 com base em todas as provas do Enem aplicadas pelo MEC, desde 1998, mostra que a prosa e a poesia de Drummond serviram de base para 16 questões, a maioria na prova de linguagens e códigos, que engloba perguntas de literatura e compreensão de texto. O autor teve sua obra citada em questões de oito das 15 provas já realizadas (em 2010 foram feitas duas provas do Enem). Em algumas edições, foram mais de uma pergunta envolvendo Drummond.

No Enem de 2012, por exemplo, os poemas de Drummond caíram em três questões. O conto "Aquele bêbado", do livro Contos plausíveis (1991), e o poema "Verbo ser", do livro Poesia e prova (1983), serviram para cobrar do candidato interpretação de texto. E o texto "Antigamente", também da obra Poesia e prosa, serviu de base para uma questão sobre linguagens.

 

Fonte: http://g1.globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário