quarta-feira, 25 de julho de 2012

MEC lamenta falecimento do educador Aloisio Teixeira

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, manifestou profundo pesar pela morte do economista e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Aloisio Teixeira, 67 anos, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 23, no Rio de Janeiro. 

“O mundo acadêmico brasileiro ficou mais pobre. Aloisio Teixeira fará falta para a UFRJ e para a pesquisa brasileira”, disse o ministro.

De 2003 a 2011, Teixeira atuou como reitor da UFRJ. Nesse período, trabalhou pelo fortalecimento dos órgãos colegiados da instituição e pela universalização do acesso à educação superior. Como reitor, também coordenou a implantação do Programa Apoio a Planos de  Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), baseado em um plano diretor atualizado.

Carioca, fez graduação pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (1978), mestrado em economia pela UFRJ (1983) e doutorado, na mesma área, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1993).

Professor titular do departamento de economia da UFRJ, Teixeira realizava pesquisa na área de economia com ênfase em programas de bem-estar social. Ao longo de sua carreira, recebeu diversas homenagens, entre elas, a comenda de grande oficial da Ordem de Rio Branco, em 2003, e o título de doutor honoris causa da Universidade Paris 13, em 2005.

O corpo de Aloisio Teixeira será velado até as 18h desta segunda-feira, no átrio do Fórum de Ciência e Cultura, no Palácio Universitário do câmpus Praia Vermelha da UFRJ (Av. Pasteur, 250, Urca). A cerimônia de cremação será  realizada nesta terça-feira, às 10h30, no crematório do Cemitério São Francisco Xavier, no Caju (Rua Monsenhor Manoel Gomes, sem número), zona portuária do Rio.

Fonte: Mec

Nenhum comentário:

Postar um comentário